Conteúdo da disciplina

10 cursos neste pacote

Tecnologias e Cadeias Agroindustriais

Tecnologias e Cadeias Agroindustriais

Josimara Nolasco Rondon Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Mestrado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e Doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (2006); Estágio de 12 anos no Instituto de Botânica, em São Paulo. Foi professora do Programa de Pós-Graduação de ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária da Instituição Universidade Católica Dom Bosco, e do programa de especialização em Biotecnologia, pela Virtual UCDB e Portal Educação. Conteudista da disciplina Bioquímica humana e vegetal, pela UCDB, orientadora de Mestrado e Doutorado em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária da Universidade Católica Dom Bosco. Foi bolsista posdoc do projeto temático Apoio induzido a aplicação de resultados pesquisa e de produtos biotecnológicos enfoque em amiláceas nativas", no edital n 001/2010 MEC/CAPES, desenvolvido no Centro de Tecnologia para o Agronegócio. Gerenciou projetos de políticas públicas-FAPESP (áreas com reflorestamento induzido), Sequestro de carbono em reflorestamentos do estado de São Paulo (2003 a 2007), e junto à SMA de São Paulo. Membro do grupo de pesquisa do CNPQ "Bioquímica de carboidratos de reserva e ecofisiologia de plantas nativas (IBt/USP/SP) e do grupo de pesquisa "Recuperação de Áreas Degradadas" (IBt-FAPESP), filiada ao grupo de pesquisa do estado de São Paulo /Secretaria de Meio Ambiente do estado de São Paulo. É consultor AdDoc da revista Arvore. Foi pesquisador DCR na UFMS, na área de biotecnologia e bioquímica, onde realizou testes de inibidores enzimáticos de alantoína no metabolismo nitrogenado de espécie invasora de pastagens e de áreas degradadas. Atua nas seguintes linhas de Pesquisa: Bioquímica de reserva de carboidratos, Metabolismo nitrogenado de plantas nativas de cerrado, Cultivo in vitro vegetal, Produção de mudas de cerrado e Mata Atlântica, biorremediação, Eficiência e reuso de nitrogênio vegetal, Inibidores enzimáticos de alantoína, Regeneração natural, Desenvolvimento e crescimento vegetal, Fotoperiodismo, Recuperação de áreas degradadas, Monitoramento ambiental, Reflorestamentos induzidos com espécies nativas, Clonagem ex situ de espécies de interesse moveleiro e bioenergético (bambus de várias espécies). Utilização de processos de hidrólise e via enzimática de fungos basidiomicetos naturais da flora de cerrado. Experiência com testes de inseticidas e larvicidas naturais. Pesquisas inovações tecnológicas visando biorremediação, fitorremediação e remediação de solos e ambientes contaminados com metais perigosos, óleos, hidrocarbonetos, furanos e metais pesados. Professora conteudista da Faculdade Novoeste, professora formadora de professores em ciências biológicas licenciatura (modalidade EAD/SEDFOR/UFMS); Pesquisadora de desenvolvimento de bioativos pela empresa Zymbro Comercio de plantas LTDA.

Vigilância Sanitária Laboratorial

Vigilância Sanitária Laboratorial

Camila Amato Montalbano Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGDIP-UFMS), Mestra em Doenças infecciosas e Parasitárias (Finalizado em março/2017 através do PPGDIP-UFMS). Possui Pós-Graduação (MBA) em Gestão de saúde e administração hospitalar pela Universidade Estácio de Sá-RJ, Pós-graduação em análises clínicas e é graduada em Farmácia Generalista pela Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande - MS. Atualmente é coordenadora do módulo temático de Doenças Resultantes da Agressão ao Meio Ambiente no curso segundo ano de medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e tutora e docente também neste curso de medicina no 2º, 3º e 4º ano. Atua também como docente nos cursos de pós graduação Lato sensu em Análises clínicas e Farmácia clínica do Instituto MaxPós, leciona nos cursos técnicos em farmácia e em análises clínicas no SENAC e foi coordenadora do curso de Pós-graduação em Farmácia clínica do Instituto MaxPós. Já atuou como docente em diversos cursos técnicos no CENTEC- Instituto Paulo Freire. Participou como membro da comissão de incentivo à pesquisa clínica do Conselho Regional de Mato Grosso do Sul (CRF-MS). Atuou como diretora técnica na farmácia do Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida de Água Clara-MS e como responsável técnica no Laboratório Célula de análises clínicas em Campo Grande - MS. Possui conhecimento em 5 idiomas: Português, Inglês, Italiano, Francês e espanhol.

Vigilância Sanitária e Manipulação de Alimentos na Indústria

Vigilância Sanitária e Manipulação de Alimentos na Indústria

Camila Amato Montalbano Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGDIP-UFMS), Mestra em Doenças infecciosas e Parasitárias (Finalizado em março/2017 através do PPGDIP-UFMS). Possui Pós-Graduação (MBA) em Gestão de saúde e administração hospitalar pela Universidade Estácio de Sá-RJ, Pós-graduação em análises clínicas e é graduada em Farmácia Generalista pela Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande-MS. Autora do livro "Vigilância Sanitária Laboratorial", publicado em 2021. Atualmente é coordenadora do módulo temático de Doenças Resultantes da Agressão ao Meio Ambiente e tutora PBL no segundo ano do curso de medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e docente também neste curso de medicina no 3º e 4º ano nas disciplinas análises clínicas 3 e 4. Atuou como voluntária no laboratório de campanha para diagnóstico molecular do sars-cov-2 na UFMS no ano de 2020. É docente conteudista e ministra aulas EAD em pós-graduações lato sensu na Faculdade Novoeste. Atua também como docente nos cursos de pós graduação Lato sensu em Análises clínicas e Farmácia clínica do Instituto MaxPós, leciona nos cursos técnicos em farmácia e em análises clínicas no SENAC e foi coordenadora do curso de Pós-graduação em Farmácia clínica do Instituto MaxPós. Já atuou como docente em diversos cursos técnicos no CENTEC- Instituto Paulo Freire. Participa como membro da comissão de incentivo à pesquisa clínica do Conselho Regional de Mato Grosso do Sul (CRF-MS). Atuou como diretora técnica na farmácia do Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida de Água Clara-MS e como responsável técnica no Laboratório Célula de análises clínicas em Campo Grande-MS. Possui conhecimento em 5 idiomas: Português, Inglês, Italiano, Francês e espanhol.

Faça a Pós-graduação e leve a sua carreira para o próximo nível!